quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Horticultura é alternativa econômica em Itajú da Colônia


A criação de uma horta comunitária, no distrito de Palmira, em Itajú da Colônia, a 575 quilômetros de Salvador, representa uma nova alternativa de geração de renda e de boa alimentação para as famílias de 12 agricultores urbanos e Peri urbanos que, há 3 meses, participam da segunda etapa do Projeto Quintais Produtivos, elaborado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e desenvolvido com o apoio da prefeitura municipal.
O técnico da EBDA, Miranildo Góes, responsável pela idealização do projeto, oferece suporte técnico para os agricultores familiares inseridos no projeto. Ele conta que a primeira etapa foi realizada dentro da cidade de Itajú da Colônia, envolvendo 10 agricultores familiares, que plantam em uma área cedida pela prefeitura e vendem os produtos oriundos da horta para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo do Estado, e em feiras livres da região.
Para o secretário municipal de Agricultura, de Itajú da Colônia, Aires Antônio, o projeto servirá para abastecer a feira livre de Palmira, com produtos de qualidade, produzidos na próprio distrito e sem o uso de agrotóxico. “A maioria dos produtos comercializados hoje no nosso distrito é proveniente de outros municípios, acredito que agora isso vai mudar. Esse projeto também contribuiu para a garantia da segurança alimentar e nutricional da nossa população”, concluiu o secretário.

(Informações/Imagens  Jornal Bahia Oline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário